Regulamento para Envio de Trabalhos Científicos
Prazo para submissão: 19/05/2024
INFORMAÇÕES GERAIS
Ao encaminhar o trabalho científico para avaliação, o autor principal deverá obrigatoriamente estar inscrito no congresso.
O resumo enviado deverá seguir a padronização deste regulamento. Não serão aceitos resumos que mencionam apenas que os “resultados serão apresentados” ou “os dados serão discutidos“, assim como os que não seguirem as orientações de formatação apresentadas. No corpo do Resumo NÃO poderá haver identificação dos autores ou do serviço de origem dos trabalhos.
Atenção na digitação das informações durante o processo de inscrição online (título e autores), pois essas informações serão utilizadas para gerar o certificado.
Os trabalhos científicos serão analisados pela Comissão Científica que determinará a forma da apresentação do trabalho (oral ou pôster), o dia e o horário da apresentação.
Todos os trabalhos apresentados durante o congresso, seja apresentação oral ou pôster, receberão 1 (um) certificado por trabalho.
A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica. Todo o resumo aceito pela Comissão Científica (apresentação oral ou pôster) serão publicados no site da SBOT/SP, ficando caracterizada a “Cessão de Direitos” dos autores ao Congresso, sem ônus para as partes.
Todos os trabalhos apresentados oralmente serão avaliados durante o Congresso, concorrendo a dois prêmios conforme sua categoria: “Estudo experimental” ou “Estudo Clínico“.
Os trabalhos premiados receberão o certificado de melhor Tema Livre na categoria especificada com o nome de todos os autores inscritos, bem como a premiação determinada pela comissão científica. Os melhores pôsteres serão premiados com certificados.
ELABORAÇÃO DO RESUMO ESTRUTURADO
Programação: Word para Windows.
Idioma: Português.
Tamanho máximo: (300 palavras), (incluindo todos os espaços: título, autor (es), instituição, texto e o apoio financeiro, se houver).
Margens: esquerda com 3 cm e direita com 2 cm.
Fonte: Times New Roman, corpo 12, letra estilo normal, papel formato A4, para símbolos especiais usar fonte, “Symbol“. O texto deverá ser com espaço de 1,5 entre linhas, sem paragrafo e justificado.
Inserir um espaço simples entre o titulo e os autores, deixa dois espaços simples entre a instituição e o texto, inserir um espaço simples entre o texto e o apoio financeiro, se houver.
FORMATAÇÃO DO RESUMO E SUGESTÃO PARA CONTÉUDO
TITULO: completo em letras maiúsculas, negrito, justificado. Não escrever a palavra “titulo” no início do parágrafo.
Um bom título permite aos leitores identificar o tema e ajuda aos centros de documentação a catalogar e a classificar o material. O titulo deverá se limitar ao máximo de dez palavras e descrever de forma concisa e clara o tema do artigo. O uso de títulos demasiados gerais, assim como de abreviaturas e siglas, deve ser evitado.
AUTOR(ES): iniciar pelo sobrenome do autor principal (apresentador) em negrito, seguido das iniciais dos demais nomes. Idem para os demais autores. Não escrever “autor (es)” no inicio do paragrafo. Os nomes devem estar separados por ponto e vírgula.
EX: Silva, A. J.(1); Gonçalves, M.(2);
INSTITUIÇÃO: instituição(ões) com iniciais maiúsculas, com numeração sobrescrita em cada nome;
Instituição(1); Instituição(2). Não escrever “Instituição” no inicio do parágrafo.
TEXTO: justificado, deverá conter:
Introdução/Objetivos: Explicar claramente em poucas frases as premissas teóricas e justificativas do estudo;
Materiais e Métodos: A descrição deve ser clara e suficiente para que o outro pesquisador possa reproduzir ou dar continuidade ao estudo. Descrever a metodologia estatística permitindo que qualquer leitor com razoável conhecimento sobre o tema e o acesso aos dados originais possa verificar s resultados apresentados. Evitar o uso de termos imprecisos tais como: aleatório, normal, importante, etc., sem defini-los.
Resultados: devem ser apresentados de forma sintética e clara. Tudo que conste deste item deve haver sido extraído do método. O uso de analises estatísticas descritivas deve ser estimulado.
Conclusão: são baseadas nos resultados obtidos.
Estes itens (Introdução/ Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão) deverão estar escritos no inicio do respectivo parágrafo.
Final: informar agradecimentos e conflitos de interesse, se houver.